Geral q2ir
Ex-comandante do 19ºBPM assume a função de Oficial Gestor da Escola cívico-militar de Araranguá; EEB Neusa Ostetto Cardoso foi a escolhida para receber o programa 2cf5a

Santa Catarina terá cinco novas escolas estaduais Cívico-Militares em 2025
Será nomeado e assumirá na próxima segunda-feira, dia 03, a função de Oficial Gestor da Escola cívico-militar de Araranguá, o ex-comandante do 19ºBPM de Araranguá e ex-comandante da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, Maike Adriano Valgas, Coronel da Reserva Remunerada da PMSC.
A EEB Professora Neusa Ostetto Cardoso é a primeira escola escolhida de Araranguá para receber o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, instituída pelo Governo do Estado em 2023.
Ao Portal Agora!, Maike contou que os trabalhos já serão iniciados na segunda-feira. “Estarei assumindo a função de Oficial Gestor da Escola cívico-militar de Araranguá e, já iniciaremos os trabalhos de preparação na EEB Neusa Ostetto Cardoso, na segunda-feira. Será um desafio, mas estamos motivados para contribuir com a formação educacional e cívica dos jovens”, ponderou.
O objetivo do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares é formar pessoas íntegras, comprometidas e capazes de trabalhar em equipe e de aprender ao longo da vida.
“A intenção é resgatar valores de civismo, mas sobretudo ética, moral e disciplina que levam a uma vida melhor”, complementou.
Além do Oficial Gestor a escola terá quatro praças da reserva que atuarão como monitores, designados à instituição de ensino através de convênio firmado entre a PMSC e BMSC conforme legislação vigente.
Atualmente a EEB Professora Neusa Ostetto Cardoso está funcionando em local alugado na marginal da BR101, no bairro Sanga da Areia, enquanto aguarda a conclusão das obras de reforma no bairro Policia Rodoviária.
Importante salientar que a Diretora continua na função, bem como toda estrutura istrativa e pedagógica.
Santa Catarina terá cinco novas escolas estaduais Cívico-Militares em 2025
O Governo do Estado irá ampliar o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares com mais cinco unidades a partir de 2025. Sendo assim, o programa ará a contar com 15 escolas estaduais atuando no modelo.
O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina foi instituído pelo Governo do Estado em 2023, com a do decreto Nº 426 pelo governador Jorginho Mello. O projeto prevê a manutenção das escolas que já operam neste modelo e a ampliação para mais unidades.
“Estamos muito contentes com essa grande novidade. A ampliação das escolas cívico-militares nos transmite confiança na melhoria da educação catarinense. A disciplina e os valores que os jovens aprendem nessas escolas não só os tornam estudantes melhores, mas também cidadãos melhores”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Em 2024, o programa já foi ampliado, com a implementação do modelo na EEB São José, em Herval d’Oeste. Com a unidade, que atende aproximadamente 480 alunos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o programa ou de nove para dez escolas.
“É com muita alegria que implementamos o Programa das Escolas Cívico-Militares em mais cinco unidades da nossa rede estadual. Sabemos que este é um modelo de sucesso, que traz benefícios para a aprendizagem dos estudantes. Por isso, estamos atendendo aos pedidos dessas comunidades escolares”, ressalta a secretária adjunta da Educação, Patricia Lueders.
Confira as novas escolas Cívico-Militares da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina
EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá
EEB Sólon Rosa, em Curitibanos
EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama
EEF Francisco de Paula Seara, em Itajaí
EEB Prof. Maria Paula Feres, em Mafra
