Educação 243e5q
Melhor curso de Medicina do Estado de Santa Catarina é o da UFSC Araranguá 3z6ir

O curso de graduação em Medicina do Campus de Araranguá da UFSC foi avaliado como o melhor do estado de Santa Catarina, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023 foram apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 11 de abril, em Brasília (DF).
Com desempenho de alta qualidade, o curso de Medicina do Campus de Araranguá, que formou somente uma turma até o momento, já tem o melhor resultado dentre todos de Santa Catarina.
A coordenadora do curso, Profª. Ritele Hernandez Da Silva, afirmou que a notícia foi recebida com felicidade pela equipe e valoriza os esforços de todos que contribuíram para a implantação e consolidação do curso. Aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria das prefeituras da região, especialmente das cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Sombrio; as entidades da sociedade civil organizada, especialmente a ACIVA, e a istração do Hospital Regional de Araranguá. Estendeu os agradecimentos aos servidores técnico istrativos e docentes que acompanham o curso desde sua criação, auxiliando para a melhoria constante.
A coordenadora reforçou que o resultado também é reflexo dos egressos da primeira turma formada, pois um dos critérios de avaliação foi o ENADE realizado por eles em 2023. Aafirma, também, que para a região o resultado é algo de valor imensurável, porque referenda a melhora no atendimento à população, uma vez que, além de ampliar o número de atendimentos, disponibiliza na rede de saúde os profissionais médicos, sejam professores ou técnicos, para acompanhar os acadêmicos nos atendimentos.
O MEC apresentou os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (C) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023.
No caso do Enade, 9.812 cursos foram avaliados em todo o Brasil, nas áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química. Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.
Na UFSC, 14 dos 27 cursos avaliados obtiveram nota 5, a nota máxima do MEC e outros 12 figuram com nota 4, desempenho de alta qualidade.
Fonte: UFSC
