Política 3x2648
Reunião com presença do deputado Marquito discute sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos i3621

Na tarde desta quinta-feira (15), o plenário da Câmara de Vereadores de Araranguá foi palco de uma reunião mobilizada pelo vereador Evandro Conceição, autor do anteprojeto “Araranguá Verde – Cidade Sustentável”. O objetivo do programa é promover ações voltadas à sustentabilidade ambiental, como arborização, energia renovável, reciclagem, educação ambiental e mobilidade urbana.
O encontro contou com a presença do deputado estadual Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alesc, além do presidente da Casa Legislativa, Paulinho Souza, do vereador Joel Casagrande e representantes de entidades como FAMA, SAMAE, universidades, ONGs locais e sociedade. “Foi uma reunião bastante produtiva, com encaminhamentos concretos. Agora é fazer um diagnóstico da situação atual e, a partir disso, construir a revisão do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos, com projetos de coleta seletiva, compostagem e gestão dos resíduos especiais”, afirmou Marquito.
O deputado destacou ainda a importância da participação popular e institucional no debate ambiental. “O destino adequado dos resíduos e a reciclagem são caminhos essenciais para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, por exemplo. É preciso envolver o poder público, o legislativo e a sociedade civil para construir um plano municipal efetivo e participativo”, completou.
Ao final da reunião, o presidente da Casa Legislativa, Paulinho Souza, anunciou a criação de uma comissão especial para debater o tema, presidida pelo vereador Evandro Conceição e integrada por representantes da FAMA, SAMAE, EDUCAMAR, ADEAR, UNESC e UFSC. “Esta será a primeira de muitas reuniões. Que possamos regar esta planta, fazê-la crescer e dar frutos. Nosso objetivo é nos mobilizarmos junto ao Executivo para a criação de um plano estratégico municipal”, declarou Paulinho.
A comissão terá como intuito reunir dados, promover o diálogo entre os setores envolvidos e apresentar propostas práticas que possam ser incorporadas à política ambiental do município, aprimorando a gestão de resíduos sólidos e promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
Fonte: Leneza Possamai Della/Assessoria de Imprensa
