Geral q2ir
SAMAE e Polícia Militar Ambiental unem forças pela conscientização 4r1f4i

Na tarde de terça-feira, dia 06, o diretor geral do SAMAE de Araranguá, Jairo do Canto Costa; a coordenadora do Programa SAMAE na Escola, Paula Rezena e o palestrante e operador de Estação de Água e Esgoto, Jackson Pierre Piazzoli, participaram de uma reunião na unidade istrativa da autarquia visando formalizar parcerias para os eventos que serão realizados em 2024.
Jairo Costa destacou que o SAMAE se disponibiliza a oferecer auditório para palestras educativas sobre preservação ambiental, além contribuir, dentro do possível, com ações logísticas. Também lembrou que esta espécie de parceria tem aval do prefeito municipal César Cesa.
O diretor geral do SAMAE ainda relacionou alguns investimentos que são feitos pelo Município em parceria com o SAMAE, como a implantação de paver nas trilhas do Parque Belinzoni, limpeza do Açude Manoel Angélica e construção do deque de contemplação no Açude Belinzoni. Lembrou as obras planejadas envolvendo o meio ambiente, com destaque para a Escola Ambiental e a colocação de estátuas temáticas no Parque Belinzoni. “Este contexto favorece o desenvolvimento de ações educacionais, pois a estrutura recebe qualificação e há entendimento quanto à importância deste tema”.
Durante o encontro, o sargento Alessandro de Souza, responsável pelo setor educacional da Polícia Militar Ambiental de Maracajá, lembrou que o órgão atende 25 municípios, abrangendo as regiões da AMESC e AMREC. Ele mencionou a crescente quantidade de estudantes que participam do projeto educacional desenvolvido pela corporação.
Já Paula considerou que a parceria entre SAMAE e Polícia Ambiental é essencial para o crescimento da conscientização e educação ambiental dos jovens. “No ano ado, o Programa SAMAE – cuja implantação ocorreu em 2012 – visitou 13 escolas atendendo quase 1600 alunos da Rede Municipal e Estadual do município. Outra ação realizada que conquistou sucesso foi o concurso pedagógico, no qual 563 alunos do 1° e 4° ano participaram do concurso de desenho e redação sobre saneamento, reciclagem, uso racional da água e preservação ambiental. Isto demonstra o interesse da classe escolar”.
Os projetos educacionais do SAMAE e da Polícia Militar Ambiental serão retomados após o início do ano letivo.
Fonte: João Carlos Silva/Assessoria de Imprensa
