Geral q2ir
Samae na Escola: alunos da Escola Castro Alves participam de palestra e visitam estação de tratamento de água 1s4h3x

Durante essa quinta-feira (15), os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Castro Alves, de Araranguá, tiveram um dia diferente. Alunos das turmas do turno matutino e vespertino participaram de uma série de atividades educativas promovidas pelo projeto Samae na Escola, que incluiu uma palestra sobre o funcionamento do sistema de água e esgoto, uma visita guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Araranguá e um piquenique de confraternização.
O projeto, que atende estudantes da rede municipal, estadual e privada de Araranguá, tem como objetivo promover a educação ambiental e o uso consciente da água, aproximando as crianças da realidade dos serviços prestados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Araranguá. A iniciativa conta com palestras realizadas tanto nas escolas quanto nos auditórios do Samae, em 2024, aproximadamente 1000 estudantes participaram do projeto.
Segundo Paula Rezena, coordenadora do projeto, a ação tem tido excelente receptividade nas escolas. “É fundamental que as crianças conheçam desde cedo o caminho que a água percorre até chegar em suas casas e aprendam sobre a importância do cuidado com esse recurso. A visita à estação desperta a curiosidade e o senso de responsabilidade ambiental nos alunos”, destacou Paula.
O diretor-geral do Samae, Jairo do Canto Costa, o Jairinho, também comentou sobre a importância da ação. “Nosso compromisso vai além de fornecer água de qualidade. Acreditamos na educação como ferramenta para formar cidadãos conscientes e multiplicadores da preservação ambiental. O projeto Samae na Escola é um investimento no futuro de Araranguá”, afirmou.
Ao final das atividades, os estudantes participaram de um piquenique ao ar livre, reforçando a ideia de que aprender também pode ser divertido e inspirador. Escolas interessadas em aderir o projeto podem entrar em contato pelo telefone: (48) 3524-0837.
Fonte: Eduardo Souza/Assessoria de Imprensa
