Geral q2ir
Santa Rosa do Sul: levantamento mostra quase mil atingidos por vendaval 6q2c56

Município decretou situação de emergência e presta atendimento aos afetados
Após a agem de um vendaval em Santa Rosa do Sul na última terça-feira, dia 31 de janeiro, a istração deu início aos atendimentos aos moradores atingidos, contando principalmente com a ação das secretarias municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
>>> Vendaval deixa estragos em Santa Rosa do Sul
No dia seguinte ao evento climático, quarta, 1º de fevereiro, o município decretou situação de emergência, reunindo informações quanto ao número de pessoas prejudicadas e estruturas danificadas.
Embora alguns pontos tenham sofrido muitos danos e outros menos, uma grande extensão do território do município registrou a agem da tempestade. “Em princípio, notamos áreas específicas com grandes estragos, próximas ao Centro e Forquilha do Cedro. Mas, ao efetuarmos o levantamento, percebemos que o território atingido abrangia uma área bem maior, envolvendo outras comunidades”, explicou o coordenador da Defesa Civil no município, Higor Pereira.
Além de árvores e postes derrubados pela força dos ventos, mais de uma centena de imóveis foram danificados em sua estrutura e/ou telhados. Da mesma forma, vias tiveram redes pluviais prejudicadas. “Muitas residências, comércios, empresas, escolas, plantações e até na pecuária foram prejudicados pela ventania. Até mesmo portas de vidro da prefeitura foram quebradas com a força dos ventos”, relatou o prefeito Almides Roberg da Rosa.
A decretação de situação de emergência também veio no dia seguinte ao evento climático, autorizando a mobilização de todos os órgãos públicos para prestar assistência à população atingida. Ao longo da quinta-feira, dia 02, telhas foram entregues.
De acordo com relatório da Defesa Civil, 25 pessoas ficaram desalojadas, enquanto 900 foram diretamente afetadas pelo vendaval.
Fonte: Assessoria de Imprensa
