Saúde 342i6y
Turvo é o primeiro município da região a testar em massa contra o Coronavírus 6x4p69

Mais de 500 testes serão realizados na primeira etapa da ação de enfrentamento à pandemia que inclui ainda barreiras sanitárias e campanha de conscientização no comércio
Uma verdadeira força-tarefa foi deflagrada pelo Município de Turvo para o enfrentamento à Covid-19 desde o início da semana. Diversas ações foram intensificadas pela secretaria municipal da Saúde para o combate à pandemia e uma delas teve início nesta quinta-feira, 16.
A testagem em massa da população iniciou sua primeira etapa hoje com a realização de testes rápidos em 460 servidores públicos municipais e 25 policiais militares que atuam na linha de frente no combate à pandemia. Turvo é o primeiro município do Vale do Araranguá a realizar teste rápido em massa na população – uma recomendação da Organização Mundial de Saúde-OMS logo no início da pandemia e reforçada nos últimos dias.
De acordo com o vice-prefeito Edson Dagostin (Pisca), que está à frente da ação, o trabalho iniciou pela manhã e contabilizou no primeiro dia 120 pessoas testadas. “Em caso de confirmação o servidor é afastado para tratamento e acompanhamento médico especializado, com toda a assistência necessária por parte da secretaria municipal de Saúde. A prefeitura pretende, desta maneira, entender o verdadeiro cenário na cidade para estabelecer melhores estratégias de saúde para conter a propagação do Coronavírus” explicou.
Ainda segundo a prefeitura, as pessoas estão sendo convidadas a serem testadas, mas não são obrigadas. Quem aceitar terá que um termo de consentimento. Os testes estão sendo feitos no salão nobre da prefeitura onde os servidores aguardam sentados em local arejado e seguindo o distanciamento recomendado.
A Prefeitura do Município anunciou que está estabelecendo um cronograma de testagem e irá adquirir novos testes rápidos para atender a população.
Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Amesc no fim da tarde desta quinta-feira, 16, Turvo possui 45 casos confirmados da doença, 19 suspeitos e 83 descartados desde o início da pandemia.
